HISTÓRIA LOCAL:
usos e potencialidades pedagógicas
Mots-clés :
Ensino de História Local, Educação Patrimonial, Aula de CampoRésumé
O presente artigo é fruto das discussões desenvolvidas na disciplina de “História local: usos e potencialidades pedagógicas” do mestrado profHistória da Universidade Regional do Cariri – URCA. Diante do desafio e problemas enfrentados no processo educacional brasileiro, sobretudo, na disciplina de História, observa-se a necessidade de fazer uso de novas abordagens, metodologias e recursos pedagógicos. Neste sentido, defendemos que o ensino de História local e a Educação patrimonial, se apresentam como importantes abordagens pedagógicas, capazes de desenvolver nos discentes criticidade, o sentimento de identidade e de pertencimento, colaborando para um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Dentro de uma proposta de ensino que se utiliza das chamadas metodologias ativas, um importante recurso é a “aula de campo”, atividade realizada fora do ambiente de sala da aula que pode oferecer a/ao educando um leque de benefícios que vão além da simples transmissão de fatos e dados, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo (Hencklein, 2013). Nesta perspectiva, apresentamos uma proposta de atividade de campo na cidade de Juazeiro do Norte, tendo como percurso o “roteiro de fé” realizado por romeiras/os que anualmente visitam a cidade.
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(c) Tous droits réservés Maria de Fátima de Morais Pinho, Lucelia Andrade 2024
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