HISTÓRIA LOCAL:
usos e potencialidades pedagógicas
Palabras clave:
Ensino de História Local, Educação Patrimonial, Aula de CampoResumen
O presente artigo é fruto das discussões desenvolvidas na disciplina de “História local: usos e potencialidades pedagógicas” do mestrado profHistória da Universidade Regional do Cariri – URCA. Diante do desafio e problemas enfrentados no processo educacional brasileiro, sobretudo, na disciplina de História, observa-se a necessidade de fazer uso de novas abordagens, metodologias e recursos pedagógicos. Neste sentido, defendemos que o ensino de História local e a Educação patrimonial, se apresentam como importantes abordagens pedagógicas, capazes de desenvolver nos discentes criticidade, o sentimento de identidade e de pertencimento, colaborando para um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Dentro de uma proposta de ensino que se utiliza das chamadas metodologias ativas, um importante recurso é a “aula de campo”, atividade realizada fora do ambiente de sala da aula que pode oferecer a/ao educando um leque de benefícios que vão além da simples transmissão de fatos e dados, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo (Hencklein, 2013). Nesta perspectiva, apresentamos uma proposta de atividade de campo na cidade de Juazeiro do Norte, tendo como percurso o “roteiro de fé” realizado por romeiras/os que anualmente visitam a cidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria de Fátima de Morais Pinho, Lucelia Andrade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.