O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os autores não pagam qualquer taxa para submissão de artigos, resenhas, entrevista  ou sua avaliação.

Poderão publicar na Revista Historiar alunos de pós-graduação (mestrando e doutorando) ou profissionais já titulados (mestrado, doutorado, livre-docência). Graduados podem publicar na nossa revista, mas sugerimos que seja em coautoria de mestres ou doutores.

O mesmo autor(a) ou co-autor(a) pode realizar apenas uma submissão ao ano e em única seção da revista (artigo, resenha ou entrevista). 

Os manuscirtos enviados para a revista Historiar devem respeitar as especificações disponíveis nos templates abaixo. Textos enviados que não atendam aos critérios de normalização terão a submissão rejeitada.

Template Revista Historiar (Artigo). ATENÇÃO: use o arquivo online apenas para fazer o dowloand.

Os metadodos dos autores devem ser impreterivelmente preenchidos na área do autor, atavés do Menu Perfil, indicando ORCID, filiação institucional, áreas de interesse e demais informações que julgar necessárias.

Para facilitar o processo de submissão de manuscritos, sugerimos assistir o Tutorial de utlização do Portal (disponível no canal do YouTube da Coordenação de Projetos e Publicações-PrP UEG).

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS:

1- Ineditismo: só serão publicados artigos, resenhas e entrevistas que possuam caráter inédito.

2- Título do texto: em negrito, justificado a direita, fonte Times New Roman, tamanho 18, maiúscolo. Os subtítulos devem vir sem negrito, justificado a direita, tamanho 18, logo abaixo do título. Título e subtítulo devem ser acompanhados de tradução em inglês. Consulte o nosso template.

3- Nome do autor: justificado, fonte Arial, letra 12 e acompanhado das seguintes informações sobre o autor: filiação institucional recente, formações anteriores, informação sobre vínculo e bolsa, e-mail para contato e link do Currículo Lattes.

4- Resumo: deve conter até 5 (cinco) linhas, fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas e três palavras-chave. Deve ser seguido de tradução em inglês, francês ou espanhol.

5- Artigos de fluxo contínuo e dossiê temático: com o número mínimo 12 páginas e máximo 18 páginas, incluindo resumo, bibliografia e anexos. Fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5cm. Margens: 2,5 (superior, inferior, esquerda e direita). Os arquivos devem ser enviados em formato Word.

6- Imagens: devem ocupar o máximo de três (3) páginas no texto e possuir a qualidade mínima de 150 x 300 dpi, em formato jpg. As imagens devem possuir título (inserido na parte superior da figura) e referência (situada na parte inferior da figura). Fonte para título e referência de imagens: Arial, tamanho 11.

7- Resenhas: As resenhas podem ter de 1.500 a 4.000 palavras, seguindo as mesmas normas de formatação dos artigos (ver item 5). Antes do texto, devem ser incluídos os dados da obra resenhada, seguindo as normas da NBR 6023. Devem referir-se a livros publicados no Brasil nos últimos quatro anos anteriores ao da submissão; ou a livros publicados em outras línguas nos últimos 10 anos.

8- Referências bibliográficas e citações: as referências bibliográficas devem ser citadas no formato (AUTOR, ANO, PÁGINA) e as explicativas devem vir em nota de rodapé, respeitando as normas da ABNT, NBR 6023. Os textos devem possuir, ao final, uma lista com as referências bibliográficas completas em ordem alfabética.

As notas de rodapé devem possuir alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 10. As citações diretas com mais de três linhas devem ser situadas na margem direita da página, com recuo de 4cm., tamanho da fonte 10, espaçamento simples, e separadas dos parágrafos superior e inferior por espaço duplo.

Alguns exemplos para a normatização das notas:

-Livros: SOBRENOME, prenome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

-Capítulo de livro: SOBRENOME, prenome do autor do capítulo. Título do capítuloIn: SOBRENOME, prenome do autor do livro. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

-Artigo publicado em periódico: SOBRENOME, prenome do autor. Título do artigoTítulo do periódico, Local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano da publicação.

Para outros tipos de referências, consultar as normas da ABNT, NBR 6023 ou acesse o nosso template.

Dossiê

Em situações especiais, docentes pesquisadores (de renomada experiência dentro dos estudos históricos), são convidados ou selecionados para organizar um dossiê para compor um número da Historiar.

- Os artigos do dossiê sempre estão de acordo com o foco e escopo da revista e se somam aos demais itens publicados na edição regular (artigos, resenhas, entrevistas).

- O organizador do dossiê pode ser docente da mesma universidade que edita o periódico, ou de outras instituições de prestígio nacional ou internacional, ou ainda pesquisadores de diferentes instituições podem atuar juntos na tarefa de organização e avaliação dos artigos.

- O organizador será o primeiro a avaliar os manuscritos submetidos para compor o dossiê. O segundo avaliador será designado pela editora-chefe da revista, que convida membros da equipe editorial, que tenham suas linhas de pesquisa alinhadas com a temática do dossiê em avaliação e o processo de avaliação dos artigos do dossiê será às cegas, como nos artigos regulares.

Artigos - Tema Livre

Os critérios adotados para a seleção dos trabalhos são: ineditismo, originalidade, clareza, relevância para a área. Serão bem-vindos artigos que apresentem uma análise crítica sobre assuntos pertencentes à historiografia.

Resenhas

A Historiar publicará textos inéditos com comentários críticos sobre obras relevantes na área de concentração do periódico. Devem referir-se a livros publicados no Brasil nos últimos quatro anos anteriores ao da submissão; ou a livros publicados em outras línguas nos últimos 10 anos.

Entrevistas

Serão publicadas entrevistas realizadas com pesquisadores que se dedicam à produção historiográfica e áreas afins.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.