“Nazismo de esquerda” e Fake History
do Facebook a Netflix, uma análise do streaming para a educação em tempos de pós- verdade
Mots-clés :
Nazismo, Netflix, Esquerda e direita, Fake history, AudiovisualRésumé
Esta pesquisa vale-se do audiovisual, das redes sociais à Netflix, para discorrer sobre o fenômeno da pós-verdade no contexto da história pública e do ensino de história. A partir de vídeo postado pela Embaixada da Alemanha de Brasília e pelo Consulado-Geral da Alemanha no Recife, em que brasileiros afirmaram que “o nazismo é de esquerda”, busca mapear como os conceitos de “esquerda” e “direita” são usados em documentários que abordam o nazismo para explicar essa doutrina política.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.