HISTÓRIA LOCAL:

usos e potencialidades pedagógicas

Autores

  • Maria de Fátima de Morais Pinho Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Lucelia Andrade Universidade Regional do Cariri (URCA)

Palavras-chave:

Ensino de História Local, Educação Patrimonial, Aula de Campo

Resumo

O presente artigo é fruto das discussões desenvolvidas na disciplina de “História local: usos e potencialidades pedagógicas” do mestrado profHistória da Universidade Regional do Cariri – URCA. Diante do desafio e problemas enfrentados no processo educacional brasileiro, sobretudo, na disciplina de História, observa-se a necessidade de fazer uso de novas abordagens, metodologias e recursos pedagógicos. Neste sentido, defendemos que o ensino de História local e a Educação patrimonial, se apresentam como importantes abordagens pedagógicas, capazes de desenvolver nos discentes criticidade, o sentimento de identidade e de pertencimento, colaborando para um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Dentro de uma proposta de ensino que se utiliza das chamadas metodologias ativas, um importante recurso é a “aula de campo”, atividade realizada fora do ambiente de sala da aula que pode oferecer a/ao educando um leque de benefícios que vão além da simples transmissão de fatos e dados, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo (Hencklein, 2013). Nesta perspectiva, apresentamos uma proposta de atividade de campo na cidade de Juazeiro do Norte, tendo como percurso o “roteiro de fé” realizado por romeiras/os que anualmente visitam a cidade.

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Publicado

2024-04-08

Como Citar

PINHO, M. de F. de M.; ANDRADE, M. L. de. HISTÓRIA LOCAL:: usos e potencialidades pedagógicas. Revista Historiar, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 153–174, 2024. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/495. Acesso em: 21 dez. 2024.