“AMORES QUE FEREM, AMORES QUE MATAM”:

as reminiscências da violência de gênero sob a cultura e a justiça nos processos judiciais de Senador Pompeu-CE (1990 a 1997).

Autores

  • Lucas Pereira de Oliveira UECE
  • Camila Rodrigues de Almeida UECE

Palavras-chave:

Passionalidade, Dominação, Poder, Violência de Gênero, Senador Pompeu

Resumo

Este artigo analisa seis processos criminais (localizados no Fórum Dr. Francisco Barroso Gomes, em Senador Pompeu/CE) que a luz da análise, observou a violência em seu modo de operação, constatando a existência de agentes que viabilizam a violência de gênero através da cultura e da justiça. Constituindo-se no recorte de 1990 a 1997, a problemática dessa análise gira em torno de compreender como a violência de gênero é experimentada nas dinâmicas culturais e jurídica na espacialidade sertaneja cearense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Pereira de Oliveira, UECE

Doutor em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor da Universidade Estadual do Ceará, campus da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Cratéus.

Camila Rodrigues de Almeida, UECE

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará, campus da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Cratéus.

Downloads

Publicado

2025-08-01

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, L.; RODRIGUES DE ALMEIDA, C. “AMORES QUE FEREM, AMORES QUE MATAM”: : as reminiscências da violência de gênero sob a cultura e a justiça nos processos judiciais de Senador Pompeu-CE (1990 a 1997). Revista Historiar, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 352–370, 2025. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/554. Acesso em: 6 ago. 2025.