“AMORES QUE FEREM, AMORES QUE MATAM”:

as reminiscências da violência de gênero sob a cultura e a justiça nos processos judiciais de Senador Pompeu-CE (1990 a 1997).

Autores/as

  • Lucas Pereira de Oliveira UECE
  • Camila Rodrigues de Almeida UECE

Palabras clave:

Passionalidade, Dominação, Poder, Violência de Gênero, Senador Pompeu

Resumen

Este artigo analisa seis processos criminais (localizados no Fórum Dr. Francisco Barroso Gomes, em Senador Pompeu/CE) que a luz da análise, observou a violência em seu modo de operação, constatando a existência de agentes que viabilizam a violência de gênero através da cultura e da justiça. Constituindo-se no recorte de 1990 a 1997, a problemática dessa análise gira em torno de compreender como a violência de gênero é experimentada nas dinâmicas culturais e jurídica na espacialidade sertaneja cearense.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Pereira de Oliveira, UECE

Doutor em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor da Universidade Estadual do Ceará, campus da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Cratéus.

Camila Rodrigues de Almeida, UECE

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará, campus da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Cratéus.

Publicado

2025-08-01

Cómo citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, L.; RODRIGUES DE ALMEIDA, C. “AMORES QUE FEREM, AMORES QUE MATAM”: : as reminiscências da violência de gênero sob a cultura e a justiça nos processos judiciais de Senador Pompeu-CE (1990 a 1997). Revista Historiar, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 352–370, 2025. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/554. Acesso em: 10 oct. 2025.