Casa de Jangadeiro

representações do gênero feminino na pintura de Raimundo Cela (1945)

Autores

  • Raquel Lopes da Silva Universidade Estadual do Ceará/ UECE
  • Berenice Abreu de Castro Neves Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Gênero feminino, Pintura, Raimundo Cela, Representação

Resumo

Este artigo busca compreender como o pintor Raimundo Cela representou as mulheres no quadro Casa de jangadeiro, bem como, quais os lugares sociais que elas ocupam nesta representação. A partir de nossas análises entendemos que as mulheres pintadas pelo artista compõem uma paisagem social na qual ocupam os lugares de dona de casa, esposa e mãe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berenice Abreu de Castro Neves, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense; Pós-doutora pelo CPDOC/FGV. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará; Professora Colaboradora do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL)

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

LOPES DA SILVA, R.; ABREU DE CASTRO NEVES, B. Casa de Jangadeiro: representações do gênero feminino na pintura de Raimundo Cela (1945). Revista Historiar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 286–299, 2022. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/421. Acesso em: 21 nov. 2024.