Casa de Jangadeiro

representações do gênero feminino na pintura de Raimundo Cela (1945)

Autores/as

  • Raquel Lopes da Silva Universidade Estadual do Ceará/ UECE
  • Berenice Abreu de Castro Neves Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

Gênero feminino, Pintura, Raimundo Cela, Representação

Resumen

Este artigo busca compreender como o pintor Raimundo Cela representou as mulheres no quadro Casa de jangadeiro, bem como, quais os lugares sociais que elas ocupam nesta representação. A partir de nossas análises entendemos que as mulheres pintadas pelo artista compõem uma paisagem social na qual ocupam os lugares de dona de casa, esposa e mãe.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Berenice Abreu de Castro Neves, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense; Pós-doutora pelo CPDOC/FGV. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará; Professora Colaboradora do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL)

Publicado

2022-04-08

Cómo citar

LOPES DA SILVA, R.; ABREU DE CASTRO NEVES, B. Casa de Jangadeiro: representações do gênero feminino na pintura de Raimundo Cela (1945). Revista Historiar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 286–299, 2022. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/421. Acesso em: 21 nov. 2024.