Mestiçagem, sexualidade e colonização dos sertões no século XVIII
o sexo como aliança entre europeus e indígenas
Palavras-chave:
América portuguesa, Colonização, Sexualidade, MestiçagemResumo
O presente artigo apresenta as relações sociais (e sexuais) humanas ocorridas entre colonos luso-brasileiros e povos nativos americanos ocorridas no período colonial (nos séculos XVII E XVIII). Apresenta também a intensa “mistura de raças” e de povos que iria produzir os diferentes tipos humanos deste espaço (brancos, índios, negros, pardos, cabras e etc.), que seriam a base para a formação das populações mestiças daquilo que no século XX seria chamada “nordeste do Brasil”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.