Entre verdades e versões
desafios do ensino e da produção do conhecimento histórico
Resumo
O presente ensaio discute acerca das problemáticas em torno das funções do ensino de História na contemporaneidade, considerando que a atual condição dita Pós-moderna da Civilização Ocidental, que questionou as categorias modernas do conhecimento e suas metas, permitindo novas reflexões, deu também vazão ao desenvolvimento de práticas revisionistas e até mesmo negacionistas. Ainda que se concorde aqui sobre a importância da revisão sobre os cânones da historiografia, torna-se necessário discutir sobre seus limites e intencionalidades, valorizando, se não a cientificidade, mas a ética e o compromisso com a verossimilhança para com o passado. Neste aspecto, o ensino de História teria papel indispensável nesta operação em torno de uma educação integral para o séc. XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.