YNAÊ LOPES DOS SANTOS:
Intelectuais negras/os e novas perspectivas de futuro
Mots-clés :
Intelectuais negros, Ações Afirmativas, Movimento NegroRésumé
A entrevista feita com a historiadora Ynaê Lopes foca na temática dos intelectuais negros/as e suas contribuições para o avanço da temática racial para dentro dos espaços de produção de conhecimento. As suas reflexões perpassam assuntos como as Leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008, racismo, ações afirmativas e movimento negro de forma incisiva e pedagógica para aprendermos sobre esses processos e a importância da produção de conhecimento por pessoas negras. Por uma abordagem leve e potente, a pesquisadora discute temas importantes para nós, pessoas negras e aliadas na luta antirracista, a fim de contribuir para construção de meios para produção de conhecimento de forma afrocentrada, contracolonial e/ou amefricana e possamos agir em conjunto para o avanço de pessoas negras em espaços historicamente negados.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marcelle Carvalho , Janilson Rodrigues Lima , Raquel Lopes da Silva , Felipe Alves de Oliveira , Ynaê Lopes dos Santos 2026

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





