Os novos domínios de Clio: História Cultural, Campo de Saber, conceitos e possibilidades
Résumé
Nessa ocasião apresentamos uma discussão sobre as transformações ocorridas no seio da constituição da disciplina História na segunda metade do século XX. Neste processo foram propostas novas problemáticas, outros olhares, interpretações e, por que não dizer, uma “nova” forma de fazer a História, abordar e narrar o passado, culminando com a promoção da famosa ”Nova História Cultural.” Contudo, nos debruçaremos de início na tentativa de desvendar, ir mais ao fundo e portanto, escavar mais o campo de saber de nossa disciplina, objetivando explicitar o por quê dessas transformações; como se deram e suas conseqüências. Partimos nesse trabalho de alguns apontamentos levantados de início por Sandra Jatahy Pesavento em seu livro História & História Cultural, no entanto, tentamos aprofundar algumas das questões levantas pela autora indo além de seu texto.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.