CONCEPÇÕES DE ENSINO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA:

o que é lugar de fala?

Auteurs

Mots-clés :

Ensino de História, Lugar de Fala, Sala de Aula

Résumé

Apresento nesse artigo referências teóricas importantes e a abordagem sobre o tema “lugar de fala” em duas escolas de rede pública e como trabalhar com os(as) discentes da Educação Básica sobre esse tema relevante para o processo de ensino-aprendizagem e que corroborem para uma efetiva arma de combate diante de preconceitos e racismos que perpetuam nos espaços escolares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Luiz Xavier Filho, Universidade de Pernambuco (UPE)

Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012), graduando em Licenciatura em Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2021-). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020) e em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2020), mestrando em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco, UPE (2021-). Estudante no grupo de pesquisa ITESI (Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas) e no grupo de pesquisa NEAB (Núcleo de Estudos sobre África e Brasil) ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, História do Brasil e História e Cultura Afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Antirracista, Religiões de Matrizes Africanas, Imaginário, Oralidade, História Oral, Identidade, Memória e Quilombo.

Téléchargements

Publiée

2025-08-01

Comment citer

XAVIER FILHO, J. L. CONCEPÇÕES DE ENSINO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: : o que é lugar de fala? . Revista Historiar, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 371–388, 2025. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/542. Acesso em: 6 août. 2025.