MEIO AMBIENTE E ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA:

entre concepções e conteúdos

Auteurs

Mots-clés :

Educação, História Ambiental, Professores de História, Ananindeua.

Résumé

Este artigo se preocupa em discutir visões e práticas de professores da disciplina de História em Escolas Públicas de Ensino Básico na região amazônica, mais especificamente no município de Ananindeua no Estado do Pará, a respeito da inserção da temática ambiental em suas aulas. Para isso, a pesquisa realizou entrevistas – entre 2016 e 2020 - com 14 professores de História do Ensino Fundamental (do Sexto Ano ao Nono Ano) e Ensino Médio, aplicando um questionário semiestruturado. Além disso, aulas de alguns dos professores foram observadas em busca de verificar como realizam a discussão ambiental na prática. A investigação possibilitou a compreensão de que o Ensino de História nas Escolas de Ananindeua está em concordância com o cenário nacional, no qual a questão ambiental pouco aparece nas aulas de História, apesar de os professores, quando questionados, afirmarem a importância da Natureza e Meio Ambiente para os processos históricos e Ensino de História. O tema regional foi mencionado por poucos docentes, contrariando a hipótese que previa a Amazônia aparecendo com grande frequência nas entrevistas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Wendell P. Machado Cordovil, Universidade Federal do Pará

Mestrando em História Social da Amazônia (PPHIST-UFPA). Graduado em Licenciatura em História (UFPA).  Especialista em Games e Gamificação na Educação (UNINTER). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5358878159534108. E-mail: w.mcordovil@gmail.com. Membro do Grupo de História e Natureza (GRHIN-UFPA). Membro do Grupo Alere de História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia (UFPA).

Wesley Oliveira Kettle, Universidade Federal do Pará

Doutor em História (UFRJ), Professor na Faculdade de História, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História na Universidade Federal do Pará. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9421187953739248. E-mail wesleykettle@ufpa.br. Coordenador do Grupo de Pesquisa História e Natureza (GRHIN).

Téléchargements

Publiée

2024-10-11

Comment citer

MACHADO CORDOVIL, W. P.; OLIVEIRA KETTLE, W. MEIO AMBIENTE E ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA:: entre concepções e conteúdos. Revista Historiar, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 29–49, 2024. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/500. Acesso em: 16 oct. 2024.