SERTÃO ARCHAÏQUE, NOUVEAU CINÉMA

LA REPRÉSENTATION DE LA CAMPAGNE DANS LES ANNÉES 1960

Auteurs

Mots-clés :

Cinéma. Sertão. Représentation.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo problematizar a paisagem fixa que a primeira fase do Cinema Novo consolidou sobre o sertão. Ao conceber a miséria como estética, os cine-novistas deram corpo a um território feio e esfomeado, cujo poder simbólico repercute ainda hoje e, portanto, carece ser urgentemente desmistificado.

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Biographie de l'auteur

Patrícia Pinheiro, Université fédérale de Pernambuco

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada UFPE, atua nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na área de História da América Latina com ênfase em História da Formação dos Estados Nacionais, História Ambiental e História Indígena. (Texto informado pelo autor). 

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Publiée

2022-12-15

Comment citer

GUEDES, H.; PINHEIRO, P. . SERTÃO ARCHAÏQUE, NOUVEAU CINÉMA: LA REPRÉSENTATION DE LA CAMPAGNE DANS LES ANNÉES 1960. Revista Historiar, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 220–230, 2022. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/438. Acesso em: 4 déc. 2024.