SERTÃO ARCAICO, CINE NUEVO

LA REPRESENTACIÓN DEL CAMPO EN LOS AÑOS 60

Autores/as

Palabras clave:

Cine. Sertão. Representación.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo problematizar a paisagem fixa que a primeira fase do Cinema Novo consolidou sobre o sertão. Ao conceber a miséria como estética, os cine-novistas deram corpo a um território feio e esfomeado, cujo poder simbólico repercute ainda hoje e, portanto, carece ser urgentemente desmistificado.

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Biografía del autor/a

Patrícia Pinheiro, Universidad Federal de Pernambuco

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada UFPE, atua nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na área de História da América Latina com ênfase em História da Formação dos Estados Nacionais, História Ambiental e História Indígena. (Texto informado pelo autor). 

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

GUEDES, H.; PINHEIRO, P. . SERTÃO ARCAICO, CINE NUEVO: LA REPRESENTACIÓN DEL CAMPO EN LOS AÑOS 60. Revista Historiar, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 220–230, 2022. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/438. Acesso em: 3 jul. 2024.