“Como se fosse da família”
o movimento das trabalhadoras domésticas na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988)
Mots-clés :
Trabalhadoras domésticas, Assembleia Nacional Constituinte.Résumé
Centenas de milhares de mãos femininas são a base de reprodução do trabalhador para o capitalismo mediante a realização de uma atividade: o trabalho doméstico. Dentro desse contexto, a presente pesquisa se propõe a explorar o retrato histórico do trabalho doméstico no Brasil e compreender a experiência de luta do movimento na Assembleia Nacional Constituinte (ANC) a partir da análise das articulações e discursos produzidos pelos atores sociais considerando a influência política que atravessava o contexto nacional e internacional. Essa investigação se justifica por perpassar pontos centrais como a colonialidade do poder, relações raciais e de gênero, questões que desenham a democracia e as tensões do tecido social.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.