Patrimônios em Disputa

Conflitos ocasionados no processo de criação do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí

Auteurs

  • Clódson dos Santos Silva Universidade Estadual do Piauí

Résumé

Em 1979, a identificação de registros rupestres e vestígios arqueológicos levaram a criação do Parque Nacional Serra da Capivara – PI/ Brasil.  Tal fato desencadeou uma série de conflitos ocasionados pelo processo de deslocamento dos habitantes desta localidade. Este artigo investiga como o histórico dos conflitos locais afetaram as representações sociais construídas entorno do patrimônio cultural pré-histórico da região.
Palavras-chave: Patrimônio Arqueológico; Conflito; Parque Nacional Serra da Capivara.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Clódson dos Santos Silva, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Sociologia no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará(2009), mestre em Sociologia (2004) e bacharel em Ciências Sociais na mesma instituição. Professor Adjunto IV DE na Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor de Arqueologia no Curso de Licenciatura Plena em História. Foi investigador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS (2007-2008), Graduando em Arqueologia e Preservação Patrimonial (Univasf). Tem experiência na área de Sociologia: com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia da Educação, Metodologia da Pesquisa Científica ; Ciência Política atuando principalmente nas temáticas da cultura e política, movimentos sociais e participação; Antropologia Política e patrimônio arqueológico e identidade.Coordenador do Núcleo de Cultura, Política & Patrimônio.

Téléchargements

Publiée

2021-05-03

Comment citer

SILVA, C. dos S. Patrimônios em Disputa: Conflitos ocasionados no processo de criação do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí. Revista Historiar, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 48–62, 2021. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/323. Acesso em: 3 juill. 2024.