Patrimônios em Disputa

Conflitos ocasionados no processo de criação do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí

Autores/as

  • Clódson dos Santos Silva Universidade Estadual do Piauí

Resumen

Em 1979, a identificação de registros rupestres e vestígios arqueológicos levaram a criação do Parque Nacional Serra da Capivara – PI/ Brasil.  Tal fato desencadeou uma série de conflitos ocasionados pelo processo de deslocamento dos habitantes desta localidade. Este artigo investiga como o histórico dos conflitos locais afetaram as representações sociais construídas entorno do patrimônio cultural pré-histórico da região.
Palavras-chave: Patrimônio Arqueológico; Conflito; Parque Nacional Serra da Capivara.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clódson dos Santos Silva, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Sociologia no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará(2009), mestre em Sociologia (2004) e bacharel em Ciências Sociais na mesma instituição. Professor Adjunto IV DE na Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor de Arqueologia no Curso de Licenciatura Plena em História. Foi investigador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS (2007-2008), Graduando em Arqueologia e Preservação Patrimonial (Univasf). Tem experiência na área de Sociologia: com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia da Educação, Metodologia da Pesquisa Científica ; Ciência Política atuando principalmente nas temáticas da cultura e política, movimentos sociais e participação; Antropologia Política e patrimônio arqueológico e identidade.Coordenador do Núcleo de Cultura, Política & Patrimônio.

Publicado

2021-05-03

Cómo citar

SILVA, C. dos S. Patrimônios em Disputa: Conflitos ocasionados no processo de criação do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí. Revista Historiar, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 48–62, 2021. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/323. Acesso em: 3 jul. 2024.