“PROFESSORA, A SENHORA TEM UM QUÊ DE TEATRAL”:

Corpo e estética na pedagogia feminista negra.

Autores/as

Palabras clave:

Pedagogia Fminista Negra, Corpo, Mulheres Negras, Ensino Superior

Resumen

O presente artigo traz uma discussão iniciada na dissertação defendida em abril de 2025, no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB). Na ocasião, investiguei a práxis de mulheres negras no ensino superior, e esta pesquisa é o aprofundamento de uma dimensão pouco sistematizada na Pedagogia Feminista Negra: o corpo e a estética de docentes negras. Tenho como objetivo compreender a relevância do corpo e da estética para a prática docente de mulheres negras e, para tanto, elegi o operador teórico da escrevivência (Evaristo, 2020) para discutir as narrativas de três participantes do estudo: Rosa Negra, Ayana e Ayó, bem como entrelaçar minha própria experiência como professora no ensino superior. O aporte teórico conta com estudos de Cida Bento (2020), Grada Kilomba (2019), bell hooks (2013; 2022), Lélia Gonzalez (2020), dentre outras intelectuais negras. Como resultado, destaco que o corpo e a estética são elementos centrais na práxis de mulheres negras, uma vez que esses sujeitos realizam um movimento de insubordinação e questionamento no ambiente universitário, espaço moldado historicamente por e para homens brancos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel da Silva Antunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga Feminista Negra, sou licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará,

Mestre Interdisciplinar em Humanidades. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Coordenadora do Coletivo Mapinduzi (UECE), da Rede Internacional de Pesquisas em Pedagogia Feminista Negra (RIPFN) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Coletivo Tereza de Benguela: Estudos Afro-Latino-Americanos e pedagogias críticas (IFBA).

Contato: gabi.antunes@uece.br

Publicado

2026-01-02

Cómo citar

DA SILVA ANTUNES, G. “PROFESSORA, A SENHORA TEM UM QUÊ DE TEATRAL”: : Corpo e estética na pedagogia feminista negra. Revista Historiar, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 244–264, 2026. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/607. Acesso em: 11 ene. 2026.