Os pentecostais e a cultura política
Palabras clave:
Petencostais, Cultura política, História políticaResumen
O crescimento do pentecostalismo no Brasil é fenômeno crescente desde o século passado e que se desdobra não apenas em avanços no campo religioso, mas, também, em influência midiática e participação político-partidária maciça e, além disso, poder para intervir no campo civil e defender seus interesses institucionais. Pensando na projeção e alcance desses grupos religiosos no campo político, esse trabalho se propõe a oferecer algumas contribuições iniciais sobre as relações entre os evangélicos e a política no Brasil, mobilizando para tanto o conceito de cultura política. Buscado desse modo, identificar a maneira pela qual os pentecostais e neopentecostais se apropriam de elementos centrais na cultura política brasileira, e de que forma incorporam essas práticas em suas ações políticas, analisando como tradições culturais enraizadas no interior das relações políticas brasileira, a exemplo do patrimonialismo e o clientelismo, convivem com fenômenos sociais atuais e influenciam experiências políticas do presente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.