INTERSECCIONALIDADE COMO CRIAÇÃO DO FEMINISMO NEGRO:
Epistemologias de resistência e enfrentamentos á colonialidade do saber na Universidade Brasileira
Palavras-chave:
Epistemologias feministas negras, Interseccionalidade, DecolonialidadeResumo
Este artigo analisa o papel das epistemologias feministas negras e da interseccionalidade no enfrentamento à colonialidade do saber na universidade brasileira, articulando perspectivas das feministas negras norte-americanas e brasileiras com o pensamento decolonial latino-americano. A pesquisa, de natureza bibliográfica e caráter comparativo, busca compreender como esses diferentes marcos teóricos, embora partam de contextos históricos e políticos distintos, convergem na crítica à racionalidade moderna/colonial e na valorização de saberes subalternizados. O esforço analítico da autora evidencia que, enquanto as feministas negras norte-americanas, como Patricia Hill Collins e Kimberlé Crenshaw, enfatizam a interseccionalidade como ferramenta de denúncia das opressões estruturais, as feministas negras brasileiras — como Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro — tensionam o pensamento decolonial latino-americano ao inscreverem a experiência negra no centro da crítica à colonialidade. Os resultados indicam que a articulação entre esses referenciais possibilita repensar os modos de produção e legitimação do conhecimento, contribuindo para a construção de uma ciência decolonial e antirracista comprometida com a equidade e a pluralidade epistemológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 JOAQUIM AGOSTINHO DE SANTIAGO NETO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





