“AMORES QUE FEREM, AMORES QUE MATAM”:
as reminiscências da violência de gênero sob a cultura e a justiça nos processos judiciais de Senador Pompeu-CE (1990 a 1997).
Palavras-chave:
Passionalidade, Dominação, Poder, Violência de Gênero, Senador PompeuResumo
Este artigo analisa seis processos criminais (localizados no Fórum Dr. Francisco Barroso Gomes, em Senador Pompeu/CE) que a luz da análise, observou a violência em seu modo de operação, constatando a existência de agentes que viabilizam a violência de gênero através da cultura e da justiça. Constituindo-se no recorte de 1990 a 1997, a problemática dessa análise gira em torno de compreender como a violência de gênero é experimentada nas dinâmicas culturais e jurídica na espacialidade sertaneja cearense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Pereira de Oliveira, Camila Rodrigues de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.