MEIO AMBIENTE E ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA:

entre concepções e conteúdos

Autores

Palavras-chave:

Educação, História Ambiental, Professores de História, Ananindeua.

Resumo

Este artigo se preocupa em discutir visões e práticas de professores da disciplina de História em Escolas Públicas de Ensino Básico na região amazônica, mais especificamente no município de Ananindeua no Estado do Pará, a respeito da inserção da temática ambiental em suas aulas. Para isso, a pesquisa realizou entrevistas – entre 2016 e 2020 - com 14 professores de História do Ensino Fundamental (do Sexto Ano ao Nono Ano) e Ensino Médio, aplicando um questionário semiestruturado. Além disso, aulas de alguns dos professores foram observadas em busca de verificar como realizam a discussão ambiental na prática. A investigação possibilitou a compreensão de que o Ensino de História nas Escolas de Ananindeua está em concordância com o cenário nacional, no qual a questão ambiental pouco aparece nas aulas de História, apesar de os professores, quando questionados, afirmarem a importância da Natureza e Meio Ambiente para os processos históricos e Ensino de História. O tema regional foi mencionado por poucos docentes, contrariando a hipótese que previa a Amazônia aparecendo com grande frequência nas entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell P. Machado Cordovil, Universidade Federal do Pará

Mestrando em História Social da Amazônia (PPHIST-UFPA). Graduado em Licenciatura em História (UFPA).  Especialista em Games e Gamificação na Educação (UNINTER). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5358878159534108. E-mail: w.mcordovil@gmail.com. Membro do Grupo de História e Natureza (GRHIN-UFPA). Membro do Grupo Alere de História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia (UFPA).

Wesley Oliveira Kettle, Universidade Federal do Pará

Doutor em História (UFRJ), Professor na Faculdade de História, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História na Universidade Federal do Pará. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9421187953739248. E-mail wesleykettle@ufpa.br. Coordenador do Grupo de Pesquisa História e Natureza (GRHIN).

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

MACHADO CORDOVIL, W. P.; OLIVEIRA KETTLE, W. MEIO AMBIENTE E ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA:: entre concepções e conteúdos. Revista Historiar, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 29–49, 2024. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/500. Acesso em: 21 dez. 2024.