Entre verdades e versões

desafios do ensino e da produção do conhecimento histórico

Autores

  • Anandrey Cunha

Resumo

O presente ensaio discute acerca das problemáticas em torno das funções do ensino de História na contemporaneidade, considerando que a atual condição dita Pós-moderna da Civilização Ocidental, que questionou as categorias modernas do conhecimento e suas metas, permitindo novas reflexões, deu também vazão ao desenvolvimento de práticas revisionistas e até mesmo negacionistas. Ainda que se concorde aqui sobre a importância da revisão sobre os cânones da historiografia, torna-se necessário discutir sobre seus limites e intencionalidades, valorizando, se não a cientificidade, mas a ética e o compromisso com a verossimilhança para com o passado. Neste aspecto, o ensino de História teria papel indispensável nesta operação em torno de uma educação integral para o séc. XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anandrey Cunha

Mestrando em Ensino de História pelo Programa PROFHISTÓRIA (UESPI/UFRJ), graduado em História na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

CUNHA, A. Entre verdades e versões: desafios do ensino e da produção do conhecimento histórico. Revista Historiar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 24–39, 2020. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/350. Acesso em: 28 mar. 2024.