Por uma História Local

um debate entre teoria e prática na formação do docente em História-Fafidam/UECE (2010-2020)

Autores

  • Luciana Meire Gomes Reges Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

História Local

Resumo

Este estudo tem como locus a disciplina de Estágio Supervisionado II -Ação Educativa Patrimonial, do curso de Licenciatura em História, e os enlaces que a mesma possui com a História Local. Objetiva-se, analisar os mecanismos que entrecruzam a teoria e a prática na abordagem da História Local, por meio da problematização dos relatos de experiência do professor Gustavo D’Almeida Lobo (Departamento de História - Fafidam/UECE), que tem como mote metodológico o recorte temporal os anos de 2010 a 2020, período em que o docente exerceu atividades educativas no ensino superior. Para isso, é considerado basilar constituir análises sobre a relação entre prática e teoria, possibilitando construir análises sobre a História Local como proposta desafiadora para o Ensino de História. Os relatos de um decano de experiências possibilitam perceber em que medida o local se relaciona com outras experiências históricas, podendo ser elas locais e/ou macro. E assim, realizar conexões entre o conhecimento histórico (História Escrita) e o cotidiano (História Vivenciada). Portanto, cabe afirmar que a experiência docente possibilita um rico cenário de reflexão e debate, em que a teoria e a prática são mecanismos indissociáveis do fazer docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-14

Como Citar

REGES, L. M. G. Por uma História Local: um debate entre teoria e prática na formação do docente em História-Fafidam/UECE (2010-2020). Revista Historiar, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 162–178, 2022. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/343. Acesso em: 21 dez. 2024.