Patrimônios em Disputa

Conflitos ocasionados no processo de criação do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí

Autores

  • Clódson dos Santos Silva Universidade Estadual do Piauí

Resumo

Em 1979, a identificação de registros rupestres e vestígios arqueológicos levaram a criação do Parque Nacional Serra da Capivara – PI/ Brasil.  Tal fato desencadeou uma série de conflitos ocasionados pelo processo de deslocamento dos habitantes desta localidade. Este artigo investiga como o histórico dos conflitos locais afetaram as representações sociais construídas entorno do patrimônio cultural pré-histórico da região.
Palavras-chave: Patrimônio Arqueológico; Conflito; Parque Nacional Serra da Capivara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clódson dos Santos Silva, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Sociologia no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará(2009), mestre em Sociologia (2004) e bacharel em Ciências Sociais na mesma instituição. Professor Adjunto IV DE na Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor de Arqueologia no Curso de Licenciatura Plena em História. Foi investigador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS (2007-2008), Graduando em Arqueologia e Preservação Patrimonial (Univasf). Tem experiência na área de Sociologia: com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia da Educação, Metodologia da Pesquisa Científica ; Ciência Política atuando principalmente nas temáticas da cultura e política, movimentos sociais e participação; Antropologia Política e patrimônio arqueológico e identidade.Coordenador do Núcleo de Cultura, Política & Patrimônio.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

SILVA, C. dos S. Patrimônios em Disputa: Conflitos ocasionados no processo de criação do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí. Revista Historiar, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 48–62, 2021. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/323. Acesso em: 26 abr. 2024.