As deformações da modernidade

Autores

  • Joabe Rocha de Almeida Universidade Estadual do Maranhão / Centro de estudos Superiores de Caxias - UEMA / CESC
  • Pedrina Nunes Araújo

Resumo

O artigo vai tentar costurar desde o século XVIII, em que os iluministas aparecem como o bojo das materializações modernas, até o que chamamos de crise moderna as múltiplas faces do processo de modernidade. É de certo modo que não se pode ter uma data exata no que se chama de início dos tempos modernos, e tampouco, sobre o que muitos autores irão chamar de crise da razão e da modernidade. Mas, se o homem sentiu a necessidade de um afastamento do seu tempo é porque queria se distanciar de uma modernidade que está doente e desumana. É crucial destacarmos que o artigo não tem como pretensão dizer que a modernidade só tem seu lado obscuro. Pois, ao mesmo tempo em que a modernidade tirou a liberdade de respirar os anseios que ela mesma oferece, foi com a modernidade que o homem liberou forças sociais e se desprendeu da autoridade religiosa. Para a fundamentação deste texto, terá embasamento na fala de Adorno & Horkheimer (1985), Berman (1986), Dostoiévski (1970), Hobsbawm (1995) Benjamim (1989), Rouanet (1987), Teixeira (2005), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joabe Rocha de Almeida, Universidade Estadual do Maranhão / Centro de estudos Superiores de Caxias - UEMA / CESC

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão / Centro de estudos Superiores de Caxias - UEMA / CESC. Departamento de História e Geografia - DHG. Foi monitor da disciplina Formação e Dinâmica da Sociedade Moderna em 2013.2. Atua como Monitor da disciplina Introdução aos Estudos e a Pesquisa Histórica - 2014.2.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

DE ALMEIDA, J. R.; ARAÚJO, P. N. As deformações da modernidade. Revista Historiar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 21–36, 2019. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/140. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre