A MULHER NEGRA NO PERÍODO COLONIAL DO BRASIL:
uma breve análise da subjetividade e identidade do sujeito.
Palavras-chave:
Sujeito, Subjetividade, Mulher NegraResumo
Este artigo objetiva discorrer sobre a constituição do sujeito, da subjetividade e identidade da mulher negra na abordagem sócio-histórica do Brasil em seu período colonial. Trazendo para discussão a questão do papel da mulher negra historicamente fixado em uma estrutura social hegemonicamente determinada. As temáticas acerca do sujeito e da subjetividade que surgiram com a ciência moderna e suas emergências na psicologia. É um trabalho de cunho teórico que não se tem a intenção de esgotar a discussão acerca do tema, contudo apontar para algumas reflexões e contextualiza a elaboração conceitual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Izabela Daniely Ferreira Silva, Susanne Messias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





