A MULHER NEGRA NO PERÍODO COLONIAL DO BRASIL:

uma breve análise da subjetividade e identidade do sujeito.

Autores

Palavras-chave:

Sujeito, Subjetividade, Mulher Negra

Resumo

Este artigo objetiva discorrer sobre a constituição do sujeito, da subjetividade e identidade da mulher negra na abordagem sócio-histórica do Brasil em seu período colonial. Trazendo para discussão a questão do papel da mulher negra historicamente fixado em uma estrutura social hegemonicamente determinada. As temáticas acerca do sujeito e da subjetividade que surgiram com a ciência moderna e suas emergências na psicologia. É um trabalho de cunho teórico que não se tem a intenção de esgotar a discussão acerca do tema, contudo apontar para algumas reflexões e contextualiza a elaboração conceitual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susanne Messias, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa. Especialista em Psicopedagogia Institucional com ênfase em Educação Infantil e Educação Especial. Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria EAD. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestre em Dinâmicas Territoriais e Cultura pela Universidade Estadual de Alagoas. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa. Graduada em Agronomia na Universidade Federal de Alagoas. Possui Magistério pela Escola Estadual de Educação Básica Prof. Pedro de França Reis. No âmbito do ensino, Professora no curso de Pedagogia , Professora na Educação de Jovem e Adulto (EJA), na escola João Batista no município de Arapiraca. Formadora Educacional , Coordenadora Pedagógica no curso de Oficias Militares do Corpo de Bombeiro-AL e Tutora UAB \UNEAL . Terapeuta Integrativa , Contadora de História , Oficineira e Brinquedista. Atua em projetos voltados a Pedagogia Humanizada. No âmbito social trabalhei como Cuidadora Social em Abrigo no Município de Arapiraca-AL. Escritora, publicou três livrou: Pedagogia Humanizada: Atuação do Pedagogo em espaços não escolares; Coletânea Os Desafios da Atuação do Pedagogo e As Contribuições dos Saberes e Práticas Pedagógicas no Processo de Ensino Aprendizagem. Publicou crônicas em coletâneas e antologias. Membro da União Brasileira de Escritores- UBE e Sócio Honorário da Academia Arapiraquense de Letras- ACALA. 

Downloads

Publicado

2026-01-02

Como Citar

FERREIRA SILVA, I. D.; MESSIAS DE FARIAS, S. A MULHER NEGRA NO PERÍODO COLONIAL DO BRASIL: : uma breve análise da subjetividade e identidade do sujeito. Revista Historiar, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 622 –, 2026. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/587. Acesso em: 11 jan. 2026.