Black intellectualities: to think about the constitution of Afrocentric epistemologies

para pensar a constituição de epistemologias afrocentradas no Brasil.

Authors

Keywords:

Black intellectuality, Afrocentric epistemologies, Education of Ethnic-Racial Relations

Abstract

This article addresses the construction of black intellectuals in contemporary Brazil, highlighting their importance in the formulation of Afrocentric epistemologies. It mobilizes a theoretical framework inspired by Foucault. Based on the idea that scientific knowledge is permeated by power relations, the article argues that science produced by and for black populations constitutes a terrain of resistance and epistemological reconstructions, promoting a redimensioning of epistemological bases and greater equity in the academic and social fields.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carolina de Freitas Correa Siqueira

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu-UFRGS) Possui experiência na docência na área das Ciências Humanas e Sociais e no campo das Habilidades e Culturas Digitais, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.Integrante do NECCSO: Núcleo de Estudos Currículo, Cultura e Sociedade (UFRGS)Integrante do Grupo de Pesquisa GEPS: Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (UFRGS)Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu - UNISC) Licenciada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Lucas Costa Grimaldi

rofessor em estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na linha de formação de professores e práticas educativas. Assistente Editorial da Revista Momento: diálogos em educação (PPGEDU-FURG) e atua como vice-coordenador do Centro de Memória da Educação - CEMEDU/FURG. Doutor em Educação pelo PPGEdu-UFRGS. Mestre em Educação pelo PPGEdu/ UFRGS na linha de história, memória e educação. Tem experiência na área de História da Educação, Currículo e Ensino de história, atuando principalmente nos seguintes temas: Memórias discentes, Patrimônio Cultural, Arquitetura Escolar, Imprensa de educação e ensino e Cultura Escolar. Atuou como Professor auxiliar do Departamento de Educação I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia ministrando as disciplinas de Currículo e História da Educação Brasileira para o curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura - LAPIL da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), Associação Nacional de História (ANPUH), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Associação Sul-riograndense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE).

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Professor

Professor Adjunto do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). Coordenador do Grupo de Estudos em Patrimônio Cultural e Turismo (GEPCTur) da FELCS/UFRN. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Educação, História e Políticas. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha de pesquisa Sociedade Ciência e Arte e, graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) na mesma instituição. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual) e da Revista História da Educação (2022-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

Published

2026-01-02

How to Cite

SIQUEIRA, C. de F. C.; GRIMALDI, L. C.; SILVA, E. C. H. da. Black intellectualities: to think about the constitution of Afrocentric epistemologies: para pensar a constituição de epistemologias afrocentradas no Brasil. . Revista Historiar, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 354–376, 2026. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/585. Acesso em: 11 jan. 2026.