“PENSANDO E REPENSANDO UM MOVIMENTO SOCIAL CONSERVADOR E REFORMISTA”:
a legião cearense do trabalho em perspectiva.
Mots-clés :
Trabalhadores, Corporativismo, Legião Cearense do TrabalhoRésumé
O presente artigo busca analisar as interpretações sobre a Legião Cearense do Trabalho (1931 – 1937). Inicialmente, como demonstrado, a LCT foi tratada, em diversas obras acadêmicas, como tema acessório para a compreensão da Ação Integralista Brasileira no Ceará e como uma organização elitista de pura manipulação e controle sobre os trabalhadores. Argumenta-se que, apesar do seu caráter conservador, não é possível reduzir a LCT a um apêndice da história do Integralismo e, muito menos, imaginar que que se tratou de um ardil para ludibriar a classe operária. Pensada prioritariamente a partir da experiencia dos trabalhadores, a Legião, que foi sem dúvida um movimento com programa corporativista, se tornou uma força propulsora da sindicalização operária e por diversas vezes foi acionada e cobrada pelos trabalhadores para intermediar e solucionar problemas típicos do mundo do trabalho.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Eduardo Oliveira Parente 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.