BATIZAR, CASAR E IRMANAR DOS NEGROS NA VILA DO SOBRAL (SÉCULO XVIII)

Autores

Palavras-chave:

Negros, Irmandade do Rosário, Sacramentos

Resumo

O presente artigo analisa o sacramento do batismo e casamento como ato de fé e de sociabilidade das populações negras (cativas, livres e libertas) nos sertões do Acaraú realizados nas igrejas da matriz da Caiçara e na do Rosários dos pretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Rodrigues de Souza, UVA

Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UEVA (1987), especialização em História na UEVA, mestrado em História Social  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é professor Adunto J da Universidade Estadual Vale do Acaraú. TLeciona as disciplinas de História da África e Ceará colonial. e dedica-se aos estudos sobre os seguintes temas: escravidão, história, negros, historia social da escravidao e trajetórias.  Atualmente encontra-se como editor da Revista Historiar da Universidadwe Vale do Acaraú - UEVA.

Downloads

Publicado

2025-08-01

Como Citar

SOUZA, R. N. R. de. BATIZAR, CASAR E IRMANAR DOS NEGROS NA VILA DO SOBRAL (SÉCULO XVIII). Revista Historiar, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 322–351, 2025. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/540. Acesso em: 5 ago. 2025.