PRETAGONISMO EPISTÊMICO:
escrevivências de mulheres negras como mecanismo de dessilenciamento e emancipação na (re)construção do saber e fazer científico.
Mots-clés :
Pretagonismo, Escrevivência, Epistemologia negraRésumé
Este artigo analisa o protagonismo epistêmico de mulheres negras na produção e reconstrução do saber e fazer científico nas ciências humanas e sociais. A partir de uma revisão de literatura ancorada em epistemologias feministas negras e metodologias afrodiaspóricas, o estudo discute de que modo tais narrativas operam como mecanismos de dessilenciamento, autorreferência e emancipação frente à colonialidade do saber. Os resultados evidenciam que a articulação entre escrevivência e dessilenciamento constitui uma epistemologia insurgente, capaz de romper com paradigmas coloniais e eurocentrados, propondo novas formas éticas e estéticas de produzir conhecimento e de narrar o mundo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés ANDRIELLE ANTONIA DOS SANTOS DE JESUS 2026

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





