Conflitos e resistências no Porto de Camocim-CE: Ações de higienização e controle social. 1920-1970
Résumé
O presente artigo pretende discorrer sobre fatos ocorridos no Porto de Camocim, quando comerciantes locais de intitulando “verdadeiros intérpretes da sociedade”, acionam as autoridades policiais no sentido de “limpar” a zona portuária da cidade de “homens ociosos, meninos vadios e mulheres de vida airada”. Para além da construção discursiva dos documentos que ensejam práticas de higienização e controle social, observa-se neste embate, os conflitos e resistências advindas das relações de trabalho no porto e na cidade.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.