RELATO SOBRE O PERÍODO DE AUTORITARISMO CIVIL-MILITAR EM UMA VERSÃO ALTERNATIVA DO BRASIL:

Apropriação pública da história e a distorção digital da realidade.

Auteurs

Mots-clés :

Revisionismo, História, Ditadura militar

Résumé

O revisionismo, tem sido utilizado como uma tática para diminuir a memória da Ditadura. Um exemplo é o filme "1964: O Brasil entre armas e livros" (2019). A análise da obra visa compreender como o discurso revisionista permitem que o público se conecte com a história, considerando o conceito de Cultura Histórica de Jörn Rüsen (1994). Acreditamos que o conteúdo normativo da narrativa desempenhou um papel crucial para a falta de solidez na pesquisa histórica apresentada no documentário.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

RONALDO LEONEL, UEPA

Doutorando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (PPGECM - UFPR).Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015).Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará. 

Téléchargements

Publiée

2024-12-30

Comment citer

LEONEL, R. RELATO SOBRE O PERÍODO DE AUTORITARISMO CIVIL-MILITAR EM UMA VERSÃO ALTERNATIVA DO BRASIL:: Apropriação pública da história e a distorção digital da realidade. Revista Historiar, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 12–29, 2024. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/519. Acesso em: 22 janv. 2025.