OS MUNDOS DO TRABALHO
relações de controle social no Cariri cearense em meados do século XIX
Mots-clés :
Trabalho. Dominação. Resistência Cariri CearenseRésumé
Em meados do século XIX, o Cariri Cearense possuía economia majoritariamente agrária, vinculada a pequenos núcleos urbanos e um múltiplo cenário no que se refere a mão de obra, composta por trabalhadores livres, escravizados, pequenos camponeses e sitiantes. As mudanças sociais e econômicas ocorridas no segundo reinado provocaram o debate em torno do trabalhador, e neste contexto, foram várias as estratégias de controle social criadas pela classe senhorial. A presente pesquisa teve início com um projeto de Iniciação Cientifica no ano de 2017, que tinha como objetivo analisar os mundos do trabalho no Cariri Cearense, trabalhamos com documentação oficial como os relatórios de presidentes de Província do Ceará e com a impressa cearense do período, mais especificamente com três periódicos, O Cearense - CE (1846 a 1889), Pedro II - CE (1840 a 1889) e O Araripe – CE (1855 a 1864), buscando identificar, nos os discursos e nas práticas, como os governantes ligados a elite senhorial utilizavam-se do aparato estatal para controlar as camadas subalternas e a mão de obra da região. Buscamos compreender as ferramentas de controle social desenvolvidas pelas classes dominantes e como o trabalhador estava inserido neste contexto. O trabalho busca contribuir com a historiografia cearense, no que concerne ao tema pesquisa e, principalmente, às fontes utilizadas, ampliando olhares sobre o período estudado. Concluímos que foram diversas as formas de controle social utilizadas pelas elites senhoriais na região, como o recrutamento forçado, a desclassificação social, a promulgação de leis e códigos de posturas e impunidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés FRANCISCO LEONARDO SILVA ALENCAR 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.