Urbanismo, patrimônio e sociedade no Brasil
Résumé
O artigo se propõe em discutir a relação entre o patrimônio cultural em suas três esferas de conceituação, ou seja, o material, imaterial e natural bem como sua preservação e valorização pelos agentes sociais. Durante as análises que faremos do tema subdividido em tópicos para uma melhor apreciação, como, Evolução Urbana e Patrimônio, Urbanização no Brasil, Política e Patrimônio no Brasil e Urbanismo contra o “velho”. Estabeleceremos uma problematização a cerca da questão fundamental que vem preocupando profissionais das diversas áreas ligadas a memória como uma construção social fincada nos valores individuais e coletivos a partir da identificação que temos com os bens simbólicos e patrimoniais de nossa cultura. Discutir a urbanização como um agente de transformação de um espaço habitado por pessoas que possuem uma diversidade cultural e identitária que é forjada também em suas disputas diárias. Tentar compreender as razões que fazem com que o patrimônio tanto de cal e pedra como os saberes e fazeres se torna tão relegado com o advindo do processo de urbanização feroz na sociedade brasileira. Procurar ligar a não preservação e desapego dosbens culturais como um fator natural e histórico vindo do início da colonização européia que deixou marcas profundas na concepção que o povo tem de patrimônio.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.