Infortúnios na travessia do Atlântico: naufrágios, doenças e mortes nas viagens da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755-1778).
Résumé
O estudo, baseado nos documentos arquivistas e nos dados slave voyages, analisa os infortúnios (naufrágios, doenças e mortes) no contexto da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755-1778). O tempo das viagens, a superlotação e as condições físicas e higiênicas das embarcações concorreram para esses infortúnios que se desdobraram em inúmeras mortes de escravizados ao longo das viagens atlânticas durante o monopólio desta companhia.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.