DINÂMICA SOCIAL ENTRE SENHORES E CATIVOS NO SISTEMA ESCRAVISTA BRASILEIRO – LEI 2040/1871, LEI DO VENTRE LIVRE
Résumé
Este texto pretende evidenciar o importante papel que teve a lei 2040 de 28 de setembro de 1871 para o encaminhamento jurídico de liberdade de escravos no Brasil. Buscou-se a partir dos embates parlamentares perceber as experiências sociais do sistema escravista, vivenciado por senhores e escravos, relacionando essas experiências aos projetos de encaminhamento de uma sociedade livre.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.