A ABOLIÇÃO DO DIRETÓRIO DOS ÍNDIOS NA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO

Auteurs

  • Vânia Maria Losada Moreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Résumé

O objetivo do artigo é analisar o processo de abolição do Diretório dos Índios na capitania do Espírito Santo e a reintrodução, poucos anos depois, da figura do diretor de índios para controlar o trabalho e a produção econômica dos índios cristãos, que moravam nas vilas e povoados indígenas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vânia Maria Losada Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1986) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1995). Realizou, em 1999/2000, pós-doutorado no Center For Latin American Studies (Stanford University, Estados Unidos). É professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ. Atualmente, dedica-se à pesquisa em História Social e Política, com ênfase na História dos Índios (Brasil - séculos XVIII e XIX). Participa de redes de discussão sobre a questão indígena no periodo colonial e no processo de formação dos Estados nacionais na América Latina, envolvendo investigadores de diferentes instituições e paises.

Téléchargements

Publiée

2018-01-27

Comment citer

MOREIRA, V. M. L. A ABOLIÇÃO DO DIRETÓRIO DOS ÍNDIOS NA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO. Revista Historiar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 110–124, 2018. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/261. Acesso em: 22 déc. 2024.