Trabalho rural, pós-abolição e memórias da liberdade no antigo município de Entre-Rios, sertão do Ceará
Mots-clés :
Trabalho rural, Pós-abolição, MemóriasRésumé
O artigo busca compreender o universo rural do então município de Entre-Rios, localizado no sertão norte do Ceará, a partir dos dados obtidos pelo Censo Rural de 1920. Nesse processo, analisa e compara as informações com o município de Santa Quitéria, a que voltou a fazer parte anos depois. Com base em memórias de descendentes de terceira geração dos últimos escravos e libertos da região, analisa o papel desempenhado pelo trabalho familiar, redes de sociabilidade e acesso à terra como mecanismos afirmadores de autonomia e liberdade.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.