Brumas de Roma no Vale do Jaguaribe: notas sobre a Rerum Novarum, sua leitura e interpretação pelo primeiro Bispo de Limoeiro do Norte (Ceará), Dom Aureliano Matos (1889-1967)

Auteurs

  • Edwilson Soares Freire

Résumé

Este artigo se debruça sobre a encíclica Rerum Novarum (1891), destacando sua importância e procurando nesse documento elementos de interpretação concebidos pelo primeiro bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, Ceará, criada em 1938 e efetivada em 1940. Já em meados do século XX, desde que assumiu suas funções prelatícias, Dom Aureliano Matos teceu uma leitura peculiar do texto leonino sobre a situação dos operários europeus no século XIX, assimilando a realidade de uma Diocese de vocação agrária, não proletária, que somente na década de 1960 debutou para a modernização urbana da sede episcopal, esgarçando assim as “cortinas de religiosidade” que o bispo havia tecido com tanto cuidado nas duas décadas anteriores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edwilson Soares Freire

Doutor pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Téléchargements

Publiée

2017-03-05

Comment citer

FREIRE, E. S. Brumas de Roma no Vale do Jaguaribe: notas sobre a Rerum Novarum, sua leitura e interpretação pelo primeiro Bispo de Limoeiro do Norte (Ceará), Dom Aureliano Matos (1889-1967). Revista Historiar, [S. l.], v. 8, n. 15, 2017. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/241. Acesso em: 3 déc. 2024.