Brumas de Roma no Vale do Jaguaribe: notas sobre a Rerum Novarum, sua leitura e interpretação pelo primeiro Bispo de Limoeiro do Norte (Ceará), Dom Aureliano Matos (1889-1967)
Résumé
Este artigo se debruça sobre a encíclica Rerum Novarum (1891), destacando sua importância e procurando nesse documento elementos de interpretação concebidos pelo primeiro bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, Ceará, criada em 1938 e efetivada em 1940. Já em meados do século XX, desde que assumiu suas funções prelatícias, Dom Aureliano Matos teceu uma leitura peculiar do texto leonino sobre a situação dos operários europeus no século XIX, assimilando a realidade de uma Diocese de vocação agrária, não proletária, que somente na década de 1960 debutou para a modernização urbana da sede episcopal, esgarçando assim as “cortinas de religiosidade” que o bispo havia tecido com tanto cuidado nas duas décadas anteriores.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.