A LINGUAGEM COMO SINAL DIACRÍTICO ENTRE OS CIGANOS NA CIDADE ALTA
Résumé
Desde 1974, os ciganos da família Alves dos Santos moram no bairro Cidade Alta. À medida que estabeleceram residências fixas, passaram por um processo de transformação no que diz respeito a práticas culturais, consideradas pela população local como definidoras do “ser cigano”. Diante desse contexto interacional, contudo, mantém entre si um "sentimento de pertencimento étnico". Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar como entre os Alves dos Santos a “linguagem cigana”; se constitui como um demarcador de fronteiras étnicas entre ciganos e não ciganos em contexto situacionais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.