UMA “CARNIFICINA ELEITORAL: DISPUTAS POLÍTICAS NO CRATO E ELEIÇÕES EM MEADOS DO SÉCULO XIX
Résumé
No ano de 1856, durante uma eleição realizada na Igreja de Nossa Senhora da Penha da cidade do Crato, um eleitor do Partido Liberal, José Gonçalves Landim, foi assassinado por forças policiais. Este artigo parte desse assassinato para analisar a cultura política do Crato, especialmente dos segmentos sociais ditos liberais, e sua relação com o modo de se fazer política característico do período imperial brasileiro em meados do século XIX.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.