Índios e Jesuítas na aldeia da Ibiapaba (1700-1759)
Résumé
Este artigo analisa a dinâmica envolvendo jesuítas e índios, sobretudo da nação Tabajara, em torno da Aldeia da Ibiapaba, fundada em 1700, e elevada à condição devila em 1759. Aqui, o referido aldeamento é estudado como espaço em que indígenas e Soldados de Cristo, inseridos na lógica colonialista, constituíram relações complexas,que, naturalmente, estiveram longe de se limitar ao universo religioso.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.