“BEXIGA TABOCA”:
Memória, varíola e experiência social da doença na Paraíba (1914)
Palabras clave:
História da Doença, Varíola, Paraiba, História Oral, Memória ColetivaResumen
Este artigo aborda uma história da varíola partir da trajetória de Joaquim Pereira da Costa, como indício que permite entrever a experiência social da epidemia a partir dos conceitos de lugar social e memória coletiva. Através do relato oral e munida das práticas metodológicas da história oral, juntamente às fontes jornalísticas e oficiais foi possível compreender as experiências de adoecimento e a precariedade da assistência médica-sanitária na Paraíba em meio ao surto de varíola no ano de 1914.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Marina Sampaio Fernandes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





