Un enfoque interseccional sobre el Brasil de los "Años Dorados"
Quarto de despejo e a experiência interseccional de Carolina Maria de Jesus nos “Anos Dourados”
Palabras clave:
Años Dorados, Quarto de Despejo, InterseccionalidadResumen
Este artículo propone una relectura crítica de la década de 1950, los llamados “Años Dorados”, a partir de la obra Quarto de Despejo [Cuarto de Desahogo], de Carolina Maria de Jesus. A través de sus diarios, publicados en 1960, la autora revela la dura realidad de las favelas. El análisis considera las opresiones interseccionales de raza, género y clase. Se busca visibilizar epistemes subalternizadas y valorar el pensamiento afrodiaspórico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Rafaela Barroso Araujo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





