“SER MULHER, SER TERRITÓRIO PRÓPRIO”:
Contribuições Interseccionais Para A Práxis da Psicologia Comunitária a partir da rede Feminista de Mulheres Negras no Aglomerado da Serra-BH
Palabras clave:
Mulheres Negras, Saúde Mental, Psicologia Social ComunitáriaResumen
Este artigo discorre sobre o movimento organizado da ColetivA Mulheres da Quebrada, e o seu olhar sofisticado para a construção de uma rede feminista de solidariedade no Aglomerado da Serra, BH. Analisamos algumas problemáticas relacionadas ao acesso, às violências institucionais e às arbitrariedades de uma Unidade Básica Saúde, localizada no território. E, em contrapartida, apresentamos as práticas das Mulheres da Quebrada, que podem servir como referência para as políticas públicas. Concluímos que as ações coletivas, têm contribuído para uma prática psi fundamentada nas epistemologias negras, tendo o princípio do espelho de Oxum como um condutor da reexistência e da afirmação de outras imagens auto reflexivas de mulheres negras.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Karla de Paula Carvalho, Paula Gonzaga

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





