Barbárie do Império: a população indígena no Ceará no início do século XIX
Resumen
Nosso objetivo neste artigo é esboçar um quadro da população indígena no Ceará oitocentista, por meio de relatos produzidos sobre esta região e seus habitantes no início deste século. Das condições das vilas e povoações que habitavam, até as leis que os geriam, buscaremos caracterizar em que medida índios, governo e outros grupos e setores sociais, através de suas relações, criaram imagens e categorias para esses nativos num lugar onde ocupavam, ao mesmo tempo, posições culturalmente inferiores e fundamentais para aeconomia e desenvolvimento dessa região.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.